terça-feira, 18 de julho de 2017

Guaratinguetá /SP

Carinhosamente chamada de “Guará” pelos moradores, a pacata Guaratinguetá, no interior paulista, se tornou um grande destino religioso junto com a vizinha Aparecida do Norte, com o número de fieis crescendo bastante nos últimos anos.


A cidade

Fundada em 1630 a cidade interiorana possui uma das mais belas estações ferroviárias do Vale do Paraíba, que foi inaugurada em 1877 e hoje funciona como espaço para eventos e apresentações.

A bonita Estação Ferroviária de Guaratinguetá

Vale uma visita ao Mercado Municipal que vende frutas, chás e queijos mineiros. Localizado bem no centro da cidade é um dos únicos lugares da cidade onde se pode comprar peixes frescos.


Produtos regionais e bons queijos mineiros

Guaratinguetá entrou no mapa turístico após a canonização do primeiro santo brasileiro no ano de 2007, pois foi aqui que Frei Galvão nasceu e viveu, sendo todos os pontos de interesses voltados a este fato.

Frei Galvão, o ilustre filho de Guará

O turismo gira em torno de Frei Galvão

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Santo Antônio é a construção mais antiga da cidade, mas a capelinha original de 1630 já não existe a muito tempo e depois de muitas ampliações e reformas a matriz foi concluída em 1913 com a arquitetura atual.

A igreja onde Frei Galvão foi batizado e rezou sua primeira missa

A igreja, que fica no centro da cidade, foi o lugar onde Frei Galvão foi batizado em 1739 e onde o agora santo rezou sua primeira missa, em 1762, e guarda um interessante órgão de 800 tubos.

Matriz de Santo Antônio

Casa de Frei Galvão

Antônio de Sant’Ana Galvão nasceu nesta casa e aqui viveu quando criança. Filho do capitão-mor da cidade, sua mãe pertencia a família do famoso bandeirante Fernão Dias, Galvão tinha uma vida luxuosa e abdicou de um futuro próspero partindo para a vida religiosa.

Casa de Frei Galvão


A casa de esquina no centro da cidade, próxima da Igreja Matriz, guarda uma coleção de objetos e histórias de Frei Galvão, incluindo algumas relíquias sagradas.

Objetos de arte e relíquias estão expostas na casa

Memorial de Frei Galvão

Diante da casa onde nasceu o santo brasileiro está um memorial em seu nome, onde estão contadas as histórias dos milagres que levaram a sua beatificação e canonização e uma sala com os agradecimentos dos fieis atendidos e por graças alcançadas.

Arte sacra no Memorial

No memorial está uma fonte de água benta (abençoada por um frei que conviveu com o santo em um convento em São Paulo) que é muito procurada pelos visitantes e suas garrafinhas.


Fonte com água benta muito disputada pelos peregrinos

Seminário Franciscano

O seminário onde estudou Frei Galvão recebeu seu nome e está aberto à visitação diariamente entre 8h e 17h, com intervalo entre 11h e 14h.

Seminário Franciscano onde estudou Frei Galvão

No pátio do estacionamento está a segunda maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo, com mais de 10 metros de altura.


No interior estão o Claustro e a Capela de São Francisco de Assis, além de uma lojinha de artigos religiosos.

Claustros do seminário

Capela: Clima de paz e oração

Duas exposições permanentes podem ser visitadas: Exposição Internacional de Presépios e Exposição Franciscana. A primeira conta com presépios representando o nascimento de Cristo de diferentes países e a segunda apresenta uma grande coleção de arte voltada a São Francisco de Assis.

Presépio russo na exposição internacional de presépios

Exposição franciscana

Coleção de obras de arte que reproduzem São Francisco de Assis

Santuário de Frei Galvão

A igreja simples erguida em um terreno amplo na década de 1990 foi construída para ser dedicada a São José, mas após a beatificação e canonização de Frei Galvão o lugar passou a ser consagrado ao santo brasileiro.


Hoje o Santuário de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão já não comporta o número de fiéis que o visitam em romarias e já existe um projeto para que seja erguida outro templo, bem maior, um pouco mais acima na colina.


Junto à Igreja encontra-se a imagem do santo que foi abençoada pelo Papa Francisco. Com 8 metros de altura a imagem esteve na entrada da cidade por algum tempo e hoje encontra-se junto ao Santuário e existe um projeto para ergue-la sobre um grande pedestal, fazendo com que seja vista de várias partes da cidade.

No Santuário está a imagem de Frei Galvão que foi abençoada pelo Papa Francisco

Onde Ficar

A cidade conta com várias opções de hospedagens, inclusive com um Hotel Ibis. O Travel In Guaratinguetá fica em um bairro nobre com boas opções de restaurantes nos arredores e o Kafé Hotel no centro da cidade, perto da Igreja Matriz e da Casa de Frei Galvão.

Procuramos um lugar bem barato apenas para dormir uma noite na cidade e depois de conferir as outras opções nos hospedamos no simples Hotel Avenida, que fica ao lado do Shopping Buriti. Pagamos pouco pela noite e ainda fomos caminhando jantar no shopping a noite.

Dicas e Informações:

- Todo turismo em Guaratinguetá está voltado a Frei Galvão, se você não é religioso ou não se interessa por esse tipo de turismo não há muito o que fazer por lá;
- Também está aberta à visitação uma Capela na Fazenda Esperança, que foi abençoada pelo Papa Bento XVI. A fazenda acolhe e trata dependentes químicos e está a 38 Km de distância de Guaratinguetá;
- Este post é do início de 2017 e podem ter havido mudanças significativas no Santuário de Frei Galvão desde então, pois muitos projetos de melhorias e ampliações estavam previstos quando passamos por lá;
- Santo Antônio de Sant’Ana Galvão é famoso pelas suas Pílulas da Fé, pequenos pedaços de papéis com orações que são ingeridas em conjunto com a realização de uma novena e são muito procurados pelos fiéis. As pílulas podem ser encontradas na Igreja Matriz, na Casa e Memorial de Frei Galvão, no Seminário Franciscano e no Santuário dedicado ao santo.


Um comentário:

  1. VALE DO PARAIBA - MARAVILHOSO E ABENÇOADO
    No Vale, só tem uma coisa da qual eu não gosto; a hora de vir embora.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão