quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Trilhas da Serra de São José - Tiradentes/ MG

Tiradentes reserva algumas surpresas para quem está disposto a sair do pacote básico da cidade histórica e virar sua atenção para a Serra de São José atrás das ruas e casas.

Alto da Serra de São José em Minas Gerais


Trilha do Carteiro

A trilha mais conhecida da região é a chamada “Trilha do Carteiro” que é oferecida pelas agências de eco turismo da cidade, mas que pode ser feita sem guia, já que está bem sinalizada.

A Calçada dos Escravos está na Trilha do Carteiro
Para se chegar na trilha, saindo do Largo das Forras ou da Rodoviária, siga pela Rua Nicolau Panzera, passando diante da colina onde está a Igreja de São Francisco de Paula, seguindo até a bifurcação com a Rua Padroeiro santo Antônio. Neste ponto tome o caminho da direita e siga em frente sempre! O início da trilha fica no bairro Cascalho.

Início da Trilha do Carteiro

Logo no início da trilha um rio com águas avermelhadas guarda pequenas piscinas naturais, mas deixe para tomar um banho na volta ;-)



A trilha é bem demarcada e de nível de dificuldade fácil, mas o início já guarda uma subida que leva até um pequeno mirante na mata de onde se pode ver a cidade de Tiradentes ficando pequena mais abaixo.

Tiradentes vista da encosta da Serra de São José durante a Trilha do Carteiro

A caminhada varia sobre pedra e terra e o percurso facilmente visível e delimitado desaparece junto a uma cerca de arame farpado. Estávamos entrando em uma área de fazenda, mas nada difícil... caminhamos pelo pasto e logo entramos na mata mais a frente. Estávamos alcançando os 1000 metros de altitude em relação ao nível do mar.


A trilha tem um desnível de menos de 300 metros entre seu início e fim e depois de caminhar aproximadamente 1 Km encontramos a Calçada dos Escravos. O trecho ainda coberto de pedras em meio a mata foi construído pelos escravos no século XVIII para abrir o caminho entre Tiradentes (na época Vila de São José) até as cidades a norte da montanha, de forma a ajudar a escoar o ouro da região e facilitar o transporte de alimentos.

Calçada dos Escravos

Subindo pelo caminho dos escravos se chega ao topo da serra de São José de onde se pode ver os dois lados com a cidade de Tiradentes bem abaixo.


A vista do topo da serra é linda e ficamos ali um tempo admirando a paisagem. O percurso todo durou cerca de 1h30min em um ritmo bom de caminhada.

A linda paisagem do topo da Serra de São José

Mas chegar até o topo é só a primeira parte do passeio, já que nosso objetivo final era encontrar as piscinas naturais no topo.


Para se chegar até lá cruze o alto da serra indo do lado de onde subiu e de onde se avista a cidade até o lado oposto. Procure uma trilha a direita depois que chegar diante da paisagem do lado oposto da serra.

Caminho no topo da Serra

Esse é o caminho que leva ao túmulo do carteiro e é o lugar que dá o nome a trilha. O caminho recebeu esse nome depois que um informante da inconfidência mineira que levava uma correspondência para o outro lado da serra foi morto em uma emboscada armada pelas tropas da Coroa Portuguesa no meio do caminho.

A Cruz do Carteiro

O corpo foi enterrado na margem da estrada de terra e uma cruz foi colocada no local para marcar o túmulo do carteiro. Reza a lenda que todos que passem por este caminho e avistem o cruzeiro depositem uma pedra para aliviar a alma do defunto. Fiz minha parte ;-)

Apoiando o costume de colocar uma pedra sobre o túmulo do carteiro

Após encontrar a Cruz do carteiro siga mais a frente por alguns metros e vai avistar finalmente as pequenas piscinas naturais com água avermelhada na cor de ferrugem.

Piscinas naturais são nascentes de águas no topo da Serra

Tomar banho nestas águas frias de nascentes naturais na montanha depois de tanto caminhar é relaxante. É o fim do caminho, depois é hora de voltar e descer...

Banho no topo da montanha


Trilha do Mangue

Além da trilha do Carteiro outros caminhos levam a verdadeiros paraísos na Serra atrás da cidade. Aconselho a Trilha do Mangue, que liga Tiradentes até o balneário de Águas Santas do outro lado da serra.


A trilha começa no final da Rua Frei Veloso, no Bairro do Pacu, passando por detrás da Igreja da santíssima Trindade, e seguindo em direção a Cachoeira do Bom Despacho.


A trilha margeia a Serra de São José e conduz a um vale entre a serra e o Morro de Santa Luzia, não estando bem sinalizada...

Trilha do Mangue

Com aproximadamente uma hora de caminhada se chega a cachoeira do Mangue que é bonita e tem um bom poço para banho.

Cachoeira do Mangue
Bom poço para banho na Cachoeira

Uma dica é subir pela trilha ao lado do poço, pois você irá encontrar outro poço na parte superior em meio a uma paisagem bucólica (me apaixonei pela paisagem e calma do lugar).

Paisagem em cima da cachoeira


Travessia Tiradentes x Águas Santas

As agência da cidade vendem pacotes de travessia até o balneário de águas santas, do outro lado da Serra de São José e não sei o percurso que fazem, vale a pena verificar, pois da última vez que estive por lá vi que subiam a trilha da serra de São José dobrando a esquerda lá em cima ao invés de dobrar em direção a cruz do carteiro e descendo pelo vale da cachoeira do mangue em um caminho que chega a ser percorrido em 5h e passa por cachoeiras.

Paisagem da Travessia

Quando estivemos por lá fizemos a trilha do mangue e depois seguimos na direção de Águas Santas ao invés de voltar pelo mesmo caminho, passando por um antigo muro de pedras que fazia parte da estrada dos escravos perto de onde o caminho desce da Serra (para quem faz o percurso subindo pela trilha do carteiro).

Antigo muro que teve sua construção por mãos escravas

Achei o caminho bem tranquilo, a não ser pela jararaca que estava descansando no meio da trilha e fez com que tivéssemos que nos atirar no mato para passar pelo trecho...

Surpresa no caminho: Jararaca!!!

Depois de pouco menos de 1h de caminhada, depois que deixamos a cachoeira, já é possível avistar o balneário de Águas Santas mais abaixo.

Águas Santas ao fundo da paisagem

Por fim encontramos um calçamento de pedras que demarca a antiga estrada de comércio percorrida pelos escravos e que conduz ao fim da trilha em Águas Santas.

Calçada de pedra construída na época da escravatura

Para quem quer relaxar mais o balneário possui piscinas com águas termais, mas me decepcionei, pois achava que eram piscinas naturais e na verdade são piscinas de um clube, mas tirando o visual as águas térmicas não são aquecidas artificialmente. Pode-se pagar para entrar no clube, mas não entramos e nem perguntei o valor...


Dicas:

- Não é necessário guia para percorrer a Trilha do Carteiro, mas você perderá um tempinho até achar o caminho no too da Serra de São José, depois de cruzar a calçada dos Escravos;
- Também não é necessário guia para a trilha da Cachoeira do Mangue. A trilha é fácil e pode ser percorrida por iniciantes em problemas;
- Para a travessia vale procurar uma agência, pois eles fazem o translado na volta e o caminho pela trilha do mangue não atravessa a Serra de São José, apenas margeando-a (foi o que fizemos).


8 comentários:

  1. Bom saber que existe essa opção! Quem sabe para a prox vez que eu estiver em Tiradentes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiradentes tem a vantagem de misturar história e natureza. A cachoeira do Mangue é ótima para um banho em um dia quente de verão... se voltar lá vale muito conhecer sim Kenia ;-)

      Excluir
  2. fiz com a "uai Trip" a travessia achei super valido exatamente pela quantidade de cobras que existem no local

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Liliane, fica a indicação de uma boa agência para quem está interessado! Obrigado ;-)

      Excluir
  3. Tiago, por favor, quantas horas de caminhada a Trilha do Carteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa, desculpe a demora em responder dessa vez... A questão do tempo de caminhada varia muito em função do ritmo de cada um, nós fizemos em 1h30m mas pode-se demorar mais ou menos, considerando que há trechos mais íngremes que exigem um pouco do caminhante

      Excluir
  4. Bom dia queremos ir na cachoeira do Mangue. Sem guia. É fácil mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tem tempo que fomos pela última vez, era bem tranquila, mas se não tem costume vale ir com um guia, até pela questão de segurança, pois encontramos uma cobra no caminho, então evite de ir sozinho. Mas a trilha era um caminho único sem bifurcações quando fomos e não vimos a necessidade de um guia para mostrar o trajeto. Espero que tenha ajudado ;-)

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dúvida ou sugestão