terça-feira, 4 de agosto de 2015

Lisboa: Fora do Centro

A maioria das atrações fora do centro de Lisboa é acessível por meio de transportes públicos como metro, elétrico ou ônibus. Alguns, como o Cristo Rei, ficam do outro lado do Tejo e nós não fomos visitar, mas é possível ver o monumento de várias partes da cidade. A imagem foi inspirada no Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Rio Tejo diante dos telhados portugueses
Cristo Rei de Lisboa

As pontes de Lisboa também são uma atração. A Ponte 25 de Abril, que liga as duas margens do Tejo foi construída por Salazar e originalmente tinha o nome do ditador, mudou de nome para a data da revolução de 1974 que restaurou a democracia e hoje se cruza a ponte de trem por um anexo abaixo da construção. Outra ponte importante na cidade é a Ponte Vasco da Gama que tem 17 Km de extensão e é a maior da Europa.

Ponte 25 de Abril

No Largo dos Caminhos de Ferro encontra-se a Estação de Trem de Santa Apolônia, de onde partem os trens para Évora e o Alentejo português. Para se chegar até ela pode-se tomar a linha azul do metro que termina diante da estação. Na mesma praça está o Museu Militar que é o maior museu do exército em Portugal.

Estação de Comboios de Santa Apolônia

De Santa Apolônia partem trens para o Alentejo português

Museu Militar

Outra famosa e importante estação ferroviária é a Estação Oriente que se conecta ao Shopping Vasco da Gama junto ao Parque das Nações.

Estação Oriente
O Shopping Vasco da Gama é um bom lugar para se passear no fim do dia quando se desembarca na Estação Oriente, vindo do Alentejo, ou depois de um dia no Parque das Nações. Não curto passeio no shopping, muito menos mochilando, mas o lugar proporciona vários lugares para se comer com bons preços.
Shopping Vasco da Gama

Aline circulando pelo shopping

O shopping visto da Estação Oriente

O Parque das Nações foi construído para abrigar a Expo’98 e com ele se recuperou a costa leste do Tejo. A área revitalizada abriga modernos espaços de convivência e o grandioso Pavilhão de Portugal, além do Pavilhão do Conhecimento que abriga um museu da ciência e tecnologia.

Parque das Nações

Pavilão do Conhecimento

Museu da Ciência e Tecnologia

Para quem quer tentar a sorte o Cassino Lisboa oferece a chance de ganhar um dinheiro nas apostas, mas aposto que é mais fácil perder um dinheiro por lá. Para quem quer ver a cidade do alto a Torre Vasco da Gama (a mais alta de Lisboa) permite uma vista privilegiada, além do teleférico que liga as duas pontas do parque.

Diante do Cassino Lisboa

Um teleférico cruza o parque

Ao fundo está a Ponte Vasco da Gama, a maior da Europa, cruzando o Tejo

Ainda no Parque das Nações está uma das grandes atrações de Lisboa, o Oceanário. Nós simplesmente adoramos o lugar e super recomendo uma visita ao lugar, que é o segundo maior do mundo.

Oceanário de Lisboa

O Oceanário de Lisboa fica na ponta de um píer diante de um lago artificial e do Rio Tejo. Ao seu redor uma cascata montada sobre a calçada permite boas fotos e harmoniza o ambiente externo do aquário com vários temas voltados a água.

Dentro do Oceanário um imenso aquário no centro da estrutura apresenta uma grande variedades de peixes. Tubarões convivem harmoniosamente com cardumes de sardinhas, barracudas e raias.

Aline e eu no aquário central

Tubarão

Um ecossistema em equilíbrio no aquário central

Arraia

Cardume

O impressionante e gigantesco Peixe-Lua nadando no aquário central
Nos cantos quatro aquários reconstituem os ecossistemas dos oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Antártico. Os aquários são abertos em cima e possuem paisagens que reproduzem os ambientes de onde pode-se ver os pinguins junto ao gelo no ambiente antártico, aves e uma pequena floresta tropical, entre outros.

Pinguins

Aves no aquário

A simpática lontra brincando

Floresta tropical no aquário

O lugar é também um multiplicador de informações visando a consciência ambiental da população, possuindo atividades infantis voltadas ao tema e diversas informações sobre as degradações ambientais nos ambientes marinhos ao redor do mundo.

Fundo do mar no Oceanário

Espécies de várias partes do mundo podem ser vistas
No fim não conseguimos ver todos os pontos turísticos da cidade, o que estimula sempre uma segunda visita, mas mesmo assim posso dizer que Lisboa foi uma das cidades que mais gostei de ter visitado. Considerando que chegamos e saímos da Europa por lá, foi a que mais tempo ficamos e tem a vantagem de servir como “base” para se conhecer muitas outras cidades portuguesas.

Entre os lugares que conhecemos só de passagem destaco o Aqueduto da Águas Livres com seus arcos cruzando o Vale de Alcântara. Com altura máxima de 65 metros de altura a visita a parte de cima da estrutura foi fechada no ano de 1853, devido aos os crimes de um ladrão que jogava as vítimas de cima da estrutura. Hoje é possível uma visita guiada que leva ao reservatório em forma de castelo, mas nós só vimos o Aqueduto pelas janelas do Comboio (Trem), infelizmente!

Aqueduto das Águas Livres nos arredores de Lisboa

De Lisboa visitamos Évora, Sintra, Cascais e Óbidos, sempre indo e voltando de trem no mesmo dia. Depois de Lisboa seguimos com sentido a Aveiro, pois iríamos para Albergaria-a-Velha, mas isso é história para um próximo post...

1. Estou montando uma viagem para Lisboa agora e esse post veio em ótima hora, estou no caminho certo, você fiz um dia quase igual ao que montei! adorei!!!!

2. Que legal esse post sobre coisas diferentes em Lisboa! Estive em Porto agora mas fiquei chateada de não ter conseguido conhecer a capital.... Esse post só me deu mais vontade!

3. Ahh Lisboa. Já estive aí duas vezes e quero voltar, sem sombra de dúvidas. Realmente o transporte público funciona muito bem e possibilita conhecer tanta coisa legal. Adorei as dicas, algumas ainda não tive a oportunidade de conhecer.

4. Quanto tempo ficaram por la ? JA fomos para Porto e Lisboa e adoramos o Portugal. Agora, pensamos em voltar com nossos filhos. Em qual época foram ?

1. Olá Bruno, Ficamos em Lisboa 5 dias ao todo e deixamos um roteiro aqui no blog com sugestão de 1 semana pela cidade. O Oceanário é ótimo para ir com crianças, super educativo!!! Nós fomos nos últimos dias do inverno e início da primavera, em março (temperaturas agradáveis de dia e um pouco frio a noite)

5. Que interessante! Um olhar diferente de Lisboa. Fiquei com vontade de conhecer! Adorei suas dicas..

6. Quantas atrações diferentes em Lisboa, gostei do post e não vejo a hora de conhecer pessoalmente!

7. Marcos Brito de Amorim29/10/2017, 15:38

Muito bacana esse roteiro que fizeram de Lisboa! Gostei de todas as atrações, em especial do Parque das Nações com a sua arquitetura futurista. Ainda não conheço Portugal, mas quando for visitar quero conhecer os lugares que citaram. Obrigado por compartilhar!

8. Acredita que conhecia pouquíssimo de Lisboa e vi que tem muita coisa para visitar. Nossa esse shopping achei incrível o aquário tb, colocarei as dicas em meu roteirinho. Abraços

9. Amei amei amei o post. Ainda não conheço Portugal... mas, pense num lugar de sonhos... Lisboa é assim pra mim. Gostei muito de saber outras opções de passeios lá.. muito legal. ótimo post.

10. Nossa, adorei!!! Quero muito conhecer Portugal e achei demais as dicas que encontrei aqui! Parece ser uma cidade belíssima e cheia de coisas para fazer! Dicas anotadas.

11. Muito bom ver o olhar de alguém que vai além do óbvio. Qual foi sua atração favorita? Adorei o bondinho, fiquei doida pra visitar

1. Que bom que gostou do post. Nessa região minha atração favorita é com certeza o Oceanário! Vale muito ir conhecer ;-)

12. Parabéns pelo excelente roteiro! Ainda não conheço Lisboa, mas fiquei muito interessada quando li suas dicas. Ah, fiquei impressionada com a beleza da estação ferroviária, já quero conhecer haha

13. Nossa a cada paragrafo me imaginava na cidade! Que legal o seu roteiro, adorei mesmo e ja anotei por aqui as dicas! Parabens pelo post

14. Ótimas opções para fugir dos passeios padrões da cidade! Além de lugares lindos, gostei do nome de alguns lugares (Ponte, torre e shopping): Vasco da Gama rsrs o oceanário eu não consegui visitar mas todos falam muito bem!

15. Eu adorei essa visão menos turística de Lisboa! Já queria conhecer, e agora quero mais ainda. Ótimas dicas, adorei o post, as fotos do oceanário ficaram lindas, parabéns!!

16. Muito bacana o post! Ainda não conheço Lisboa e se antes já estava maluca para conhecer, depois do seu relato só piorou a minha situação hahaha!!! Portugal é um país apaixonante e penso em reservar no mínimo 20 dias para percorrê-lo todo, ou pelo menos o máximo que puder conhecer. Já ansiosa pelo post de Albergaria-a-Velha.

17. Já montei diversos roteirinhos para familiares de Lisboa, mas acredita que de Lisboa eu só conheço o aeroporto? Acho que estou precisando dedicar um pouco mais de tempo a essa cidade encantadora.